Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Heteropterys hatschbachii W.R.Anderson CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 21-08-2012

Criterio: B2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Diogo Marcilio Judice

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Heteropterys hatschbachii ocorre em áreas de Cerrado com solos arenosos ou rochosos do Estado do Mato Grosso do Sul. A espécie é endêmica da região de Rio Verde, que está entre as áreas com maior índice de desmatamento no Estado. Somente no ano de 2000, o Pantanal brasileiro perdeu 8,8% de sua área total. A principal razão da perda de hábitat é a pecuária. As taxas alarmantes de desmatamento indicam declínio na área de ocupação da espécie (AOO=4 km²) e na qualidade dohábitat da espécie. H. hatschbachii foi categorizada como "Criticamente em perigo" (CR).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Heteropterys hatschbachii W.R.Anderson;

Família: Malpighiaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Heteropterys hatschbachii é semelhante a H. fruticosa, a qual possui hábito arbustivo e folhas pequenas, com pecíolos curtos. Porém é mais próxima de H. mathewsana, pois ambas as espécies possuem pseudo-racemos alongados densamente floridos, pedicelo séssil, e pequenas pétalas com a face abaxial serícea no centro. São facilmente distinguidas por H. mathewsana ser uma liana lenhosa, suas folhas são espaçadas e possui lâmina e pecíolo mais longos, e por possuir sâmara muito maior. O epíteto é em homenagem a Gert Hatschbach botânico brasileiro (Anderson, 1999).

Dados populacionais

Não há dados populacionais disponíveis para a espécie.

Distribuição

Heteropterys hatschbachii é uma espécie endêmica do Estado do Mato Grosso do Sul (Amorim, 2011).

Ecologia

Heteropterys hatschbachii é um arbusto ou arvoreta de 1,5-4 m de altura. Folhas ovatas ou elípticas opostas, seríceas. Inflorescência em panícula, flores amarelas. Frutos sâmara, com ala dorsal. Distribui-se em áreas de Cerrado (Anderson, 1999).

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes As maiores ameaças ao habitat da espécie são o desmatamento e a erosão do solo decorrente de atividades ilegais de proprietários de terra (Sobrade, 2012).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Deficiente de dados" (DD) segundo a Lista de espéciesameaçadas do Brasil (MMA, 2008), anexo II.

Referências

- AMORIM, A.M.A. Heteropterys in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2011/FB114627>. Acesso em: 05/09/2011.

- ANDERSON, W.R. Notes on Neotropical Malpighiaceae - VII. Contr. Univ. Michisan Herb., v. 22, p. 1-19, 1999.

- SOBRADE - SOCIEDADE BRASILEIRA DE RECUPERAçãO DE ÁREAS DEGRADADAS. Ibama combate desmatamento e erosão em Mato Grosso do Sul. Disponivel em: <http://www.sobrade.com.br/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=73>. Acesso em: 21/08/2012.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Heteropterys hatschbachii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Heteropterys hatschbachii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 21/08/2012 - 12:52:09